quinta-feira, 15 de outubro de 2009

15 de Outubro "Um dia sem sacolas plásticas"

Plastivida e o Dia Sem Sacola



A data de hoje foi escolhida pelo Ministério do Meio Ambiente para se promover "Um dia sem sacolas plásticas". Em alguns estados brasileiros, como o Rio, já existem leis prevendo a substituição dessas sacolas pelas retornáveis e o governo federal também está em campanha contra elas. Mas aproveitando o momento, a Plastivida - Instituto Socioambiental dos Plásticos - chama a sociedade a refletir sobre o papel de todos nós na preservação ambiental. A organização destaca que o plástico hoje faz parte do nosso dia-a-dia e é totalmente reciclável. E garante que não é diferente no caso das sacolas.

Segundo a Plastividade, uma pesquisa do Ibope feita este ano para verificar a importância das sacolas no cotidiano das pessoas mostrou que 100% das mulheres das classes B, C e D, responsáveis pelas compras de casa, reutilizam as sacolas plásticas após as compras. O mesmo levantamento mostrou que 73% das entrevistadas usam as sacolas para acondicionar o lixo doméstico, 69% as consideram como embalagem idel para carregar compras e 75% dizem que é função do varejo fornecer as sacolas. Por isso a instituição acredita que o consumo responsável é a melhor opção para que as sacolas. Para isso foi desenvolvido o Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas, que incentiva o uso de sacolas mais resistentes, com isso supermercados têm reduzido o volume utilizado em São Paulo, Bahia e Rio Grande do Sul.

A Plastivida destaca também o fato dos plásticos serem recicláveis. Hoje no Brasil 21% do plástico produzido é reciclado, mas a indústria de reciclagem pode crescer mais com o estímulo da coleta seletiva.


Fonte: Site Globo.com
Um abraço a todos,
Pedro Vidal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário