quarta-feira, 7 de outubro de 2009

França vai investir 2,5 bi de euros para fabricar carros elétricos!

Montadoras locais já preparam seus projetos “ecológicos”
Por Vitor Matsubara 02/10/2009

O governo francês vai investir 2,5 bilhões de euros nos próximos dez anos em pesquisas, subsídios e desenvolvimento de infra-estrutura para fabricar carros elétricos.

A informação foi confirmada pelo Ministro da Energia da França, Jean-Louis Borloo. Segundo Borloo, a quantia será dividida entre a elaboração de projetos experimentais, produção de baterias e a concessão de bônus para as montadoras produzirem seus carros ecológicos.
O investimento também financiaria a criação de um milhão de pontos de recarga até 2015. O número de postos aumentaria para quatro milhões até 2020.
Borloo afirmou que metade dos pontos de recarga seriam instalados em locais particulares, especialmente em centros empresariais. O plano ainda prevê a colocação de 75 mil pontos de recarga emergenciais nas principais ruas e estacionamentos da França.
A Renault e a PSA/Peugeot-Citroën já estão desenvolvendo seus modelos elétricos. O Fluence ZE possui uma autonomia de 160 quilômetros, enquanto que o Peugeot iOn – que é baseado no Mitsubishi i-MiEV, pode rodar até 130 quilômetros. O iOn deve chegar ao mercado já em 2010.
O Ministro estima que os carros elétricos devem representar 16% da frota de veículos novos até 2020, e 27% até 2025.
“Não podemos ficar apenas assistindo, como os norte-americanos. É claro que ninguém pode assumir o risco por conta própria, mas se todos os parceiros o fizerem ao mesmo tempo, o plano vai funcionar”.
A França também confirmou que 50 mil carros elétricos serão encomendados em 2010. Os veículos serão repassados a autoridades locais, empresas parceiras e ao próprio governo, sendo que mais 50 mil automóveis devem ser encomendados nos anos seguintes.

Fonte: Site oficial da quatro rodas.
 
Um abraço galera!

Nenhum comentário:

Postar um comentário