quarta-feira, 16 de junho de 2010

Acidente com plataforma Deepwater Horizon causa grandes danos a natureza.

A Plataforma Deepwater Horizon, de propriedade da Transocean e que operava para BP (UK), explodiu de causa ainda desconhecida no dia 20 de abril de 2010. E após um grande incêndio acabou afundando no Golfo do México, no dia 22 de abril de 2010.
Onze pessoas continuam desaparecidas. Após explosão e incêndio da plataforma, muitos funcionários para se salvar pularam ao mar de uma altura de 30 metros. Obviamente muitos ficaram feridos.
A Plataforma Deepwater Horizon foi construída em 2001 pela Hyundai, a obra custou US 350 milhões. Trata-se de uma plataforma semi-submersível de posicionamento por GPS de 5a geração. A Deepwater Horizon era uma plataforma de perfuração, projetada para operar em até 2.400 metros de profundidade, e afundou operando a apenas 1.500.
A Deepwater Horizon, segundo matérias na CNN, explodiu durante a fase de se concretar o furo (perfuração) na qual há elevado risco de blow-out, que é a perda de controle do poço pelo aumento súbito da pressão. Especula-se que este tenha sido o motivo da explosão, embora isso ainda dependa da investigação.
A investigação da Deepwater Horizon depende de um submarino que, neste momento, tem como prioridade selar o poço de onde ainda percebe-se vazamento. As questões a serem respondidas por essa investigação passam por: Porque o BOP (Blow Out Preventer), que são válvulas que se fecham pelo comando do operador (Driller) ao sinal de pressão e fluxo exagerado, não segurou a erupção? Será que o BOP foi acionado pelo Driller? Será que o alarme de aumento de pressão funcionou alertando o operador do perigo? Nessa operação, conforme relatos coletados pela imprensa, também especula-se que eles possam ter atingido um bolsão de óleo desconhecido e não planejado quando dos estudos sísmicos.

BP vai dar US$ 20 bilhões para fundo após vazamento de óleo, diz Obama!

Objetivo do dinheiro é mitigar os prejuízos causados pela catástrofe ambiental. Após encontro com democrata, presidente da empresa pediu desculpas.O presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou nesta quarta-feira (16/06) que a British Petroleum vai criar um fundo de US$ 20 bilhões para cobrir os prejuízos causados pelo derramamento de óleo no Golfo do México.

O anúncio foi feito após reunião de Obama com executivos da companhia. O presidente afirmou que a reunião foi "construtiva".
Carl-Henric Svanberg, chairman(presidente do grupo) da empresa, pediu desculpas pelo acidente e afirmou que vai suspender os dividendos para os acionistas por conta do vazamento.

Para maiores informações, acessem: G1 o portal de notícias da globo.

Um abraço ecológico a todos do blog!
Pedro Vidal.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário